segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A volta dos que não foram

 Amados como sempre, odiados como nunca, o Oasis há pouco entrou em turnê para divulgar o álbum Dig Out Your Soul, o primeiro de inéditas desde 2005. Logo no início da turnê, um fã canadense atacou Noel Gallagher no meio do show, fazendo com que o líder da banda ficasse de folga por algumas semanas. As atitudes e frases polêmicas dos integrantes do Oasis não agradam a muitos.  A banda, que se consagrou com seus três [fantásticos] primeiros álbuns, andou passando por momentos de queda. Se você acha que Dig Out Your Soul é a volta do Oasis aos tempos de início de carreira, poupe seu dinheiro para outro álbum. O som atual  da banda não lembra em nada a crueza das guitarras de Definitely Maybe (com exceção da super música The Shock Of The Lightning) nem os hinos de Defnitely Maybe ou Be Here Now. E daí?
 Este álbum mostra um Oasis experiente, olhando para o futuro, e não para trás. Recheado de boas músicas, podemos destacar a potente "The Turning" e a já clássica "I'm Outta Time", bela balada composta pelo vocalista Liam Gallagher. Nos tempos em que a maioria das novas bandas inglesas se inspiram nas bandas já consagradas do Britpop dos anos 90, é bom ver que os originais ainda continuam em forma. 

Músicas: Bag It Up, The Turning, Waiting For The Rapture, The Shock Of The Lightning, I'm Outta Time, (Get Off Of) High Horse Lady, Falling Down, To Be Where There's Life, Ain't Got Nothing, The Nature Of Reality, Soldier On.
Preço: em média R$ 27,00.

Viva La Vida Or Death And All His Friends?

Essa é a pergunta que questiona o ouvinte, antes do mesmo apertar o play. Viva La Vida Or Death And All His Friends? O Coldplay, banda britânica aspirante a novo U2, fez de seu quarto álbum um trabalho conceitual. "Se você quiser um álbum triste, pode chamá-lo Death And All His Friends e pular certas músicas, mas, se você quiser um álbum edificante, você não pula certas canções e o chama Viva La Vida", respondeu o vocalista Chris Martin, em recente entrevista. O álbum começa com a instrumental "Life In Technicolor" e se passa como um filme. Uma música puxa a outra e se você fechar os olhos, com um pouco de concentração poderá ver todas as histórias que a banda está cantando, seja na edificante "Viva La Vida" ou na sombria "Violet Hill".
Diferente dos três álbuns anteriores da banda, o Coldplay mudou seu som pela primeira vez, algo necessário, mas que nem todos os artistas têm coragem pra fazer. A produção do álbum ficou por conta do gênio Brian Eno (ex-Roxy Music).


Músicas: Life In Technicolor, Cemeteries Of London, Lost!, 42, Lovers in Japan / Reign Of Love, Yes, Viva La Vida, Violet Hill, Strawberry Swing, Death And All His Friends.
Preço: R$ 29,90 , em média.